As lesões de ponta de dedos são uma das lesões mais comuns na mão. As pontas de dedos são expostas em várias atividades diárias.
As lesões de ponta de dedos podem ser causadas por muitas coisas. Elas podem ser esmagadas em uma porta ou por um martelo. Um objeto pesado pode cair sobre um dedo. Elas podem ser cortadas por uma faca de cozinha, uma ferramenta elétrica ou um objeto afiado e cortante. As lesões de ponta de dedo podem resultar em lesão de pele, osso, unha, leito ungueal, tendões e a gordura da polpa digital. Você pode também lesionar os nervos terminais que chegam nas pontas dos dedos.
Inicialmente seu médico perguntará como a lesão ocorreu. Ele ou ela checará o suprimento sanguíneo e se certificará se o paciente ainda pode dobrar ou esticar o dedo. Uma radiografia pode ser solicitada para ver se o osso está quebrado.
O tratamento de uma lesão de ponta de dedo depende da severidade da lesão. Algumas opções de tratamento incluem:
Aqui estão exemplos de algumas lesões e como podem ser tratadas:
Seu dedo pode ficar sensível por vários meses. As vezes você terá uma sensibilidade limitada na ponta do dedo. A qualidade e a textura da pele pode ser diferente e o seu dedo parecerá diferente.
Converse com o seu médico a respeito da melhor opção de tratamento.
Translation: Marcela Fernandes, MD. Assistant of Hand Surgery Unit - Escola Paulista de medicina; Carlos Henrique Fernandes, MD. International Member of American Society for Surgery of the Hand. Affiliated; Professor and Chief of Discipline Hand and Upper Extremity Surgery - Escola Paulista de Medicina