Entorse do dedo - Jammed Finger

Entorses dos dedos ocorrem frequentemente nos esportes, mas também acontecem durante as atividades diárias normais. Mesmo que o dedo machucado pareça normal e possa se mover normalmente, pode ser necessário tratamento médico. A anatomia da articulação do dedo é complexa, e vários tipos de lesões podem resultar em problemas permanentes se não forem diagnosticados ou tratados.

Causas

Entorses dos dedos (Figura 1) ocorrem quando a ponta do dedo é comprimida em direção à mão. Quando o dedo é comprimido, os ligamentos que sustentam as articulações são esticados ou "torcidos". Os ligamentos são tecidos moles que prendem um osso ao outro. Quanto maior a força, mais grave é o entorse. Se a força for intensa o suficiente, os ligamentos podem se romper completamente.

Outras lesões que podem ocorrer de forças mais violentas incluem as rupturas dos tendões, fraturas (ossos quebrados) e luxações (Figuras 2e 4).

Sinais e sintomas

O entorse do dedo pode resultar em dor e incapacidade de dobrar, esticar ou segurar com o dedo.

Tratamento

Seu médico precisará saber como e quando a lesão ocorreu. O exame físico é realizado para verificar a posição do dedo, movimento, dor e inchaço. Geralmente são feitas radiografias. Eventualmente, outros exames de imagem podem ser necessários, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada.

Entorses dos dedos podem ser tratados com ou sem cirurgia, dependendo da gravidade da lesão. Algumas lesões podem ser tratadas com uma fita prendendo o dedo machucado ao dedo vizinho normal (Figura 4). Frequentemente, estes tratamentos são realizados junto com os cuidados de um terapeuta da mão. Algumas lesões graves requerem cirurgia. Em qualquer caso, mesmo com entorses simples, o dedo pode ficar inchado por até um ano inteiro. Você e seu médico especialista na mão determinarão a melhor abordagem para a sua situação. Os resultados bem-sucedidos dependem dos esforços combinados do médico especialista, do terapeuta e de você.

Figure 1
Dedo mínimo inchado
Figure 2
Dedo inchado e radiografia do mesmo dedo com fratura-luxação
Figure 3
Dedo inchado e radiografia do mesmo dedo com fratura-luxação
Figure 4
Imobilização para o entorse do dedo
Find a hand surgeon near you
Using this search tool means you agree to the user agreement and disclaimer.