Doença na mão causada pelo frio - Cold Hands

A doença da mão causada pelo frio é uma condição causada pela exposição da mão ao frio por períodos prolongados. Geralmente ocorre devido à diminuição do fluxo sanguíneo para as mãos.

Nosso corpo mantém nossas mãos aquecidas principalmente regulando o fluxo de sangue proveniente do coração, passando pelo braço, até as pontas dos dedos. Com a maior quantidade de sangue chegando nas mãos temos mãos rosadas e quentes; ao passo que com um menor fluxo sanguíneo temos mãos mais frias e às vezes dolorosas.

Sinais e Sintomas

Alguns sinais da doença na mão causada pelo frio incluem:

  • Mãos frias apesar de climas amenos
  • Dor nos dedos em baixas temperaturas
  • Necessidade de usar luvas ao manusear alimentos congelados
  • Mãos alternando entre coloração branca, azul ou vermelha
  • Problemas causados por pequenas feridas nas pontas dos dedos

Causas

O sangue é transportado para as mãos através de duas artérias principais: a artéria radial e a artéria ulnar (Figura 1). A doença na mão causada pelo frio ocorre quando o fluxo sanguíneo para a mão é reduzido. Isso pode ocorrer por vários motivos, incluindo:

Vasoconstrição

Existem músculos nas paredes de todas as principais artérias do nosso corpo que se contraem ou relaxam automaticamente para aumentar ou diminuir o fluxo sanguíneo. Isso permite que o corpo envie mais sangue e calor para os órgãos críticos (como coração, pulmões e cérebro), diminuindo temporariamente o fluxo sanguíneo para as mãos e pés. A doença na mão causada pelo frio ocorre devido à vasoconstrição prolongada causada pela contração destes músculos, que aplicam pressão nas artérias por muito tempo, diminuindo assim o fluxo sangüíneo. Isso faz com que os dedos apresentem uma coloração azul (Figura 2) - um processo chamado cianose. Quando os dedos são aquecidos novamente, o aumento do fluxo sanguíneo provoca uma coloração vermelha e dor nestes dedos. Depois de um tempo, os dedos retornam à coloração normal da pele, apresentando edema e formigamento.

Se esta redução do fluxo sanguíneo ocorrer repetidamente, pode causar úlceras na pele e morte tecidual (chamada necrose, ver Figura 3).

Vaso-oclusão

Isso acontece quando um ou mais vasos sanguíneos da mão ou do punho têm o fluxo de sangue interrompido.

Doenças dos vasos sanguíneos

Existem muitas doenças dos vasos sanguíneos que podem causar vasoconstrição e vaso-oclusão. Uma das mais comuns é a Doença de Raynaud, durante a qual há uma reação anormal na mão quando ela é exposta ao frio.

Diagnóstico

Seu cirurgião da mão ajudará você a determinar se a causa da doença está localizada nos vasos sanguíneos da mão. Se não estiver, ele ou ela irá encaminhá-lo para uma avaliação por outros especialistas (como reumatologista, hematologista ou oncologista) para diagnosticar se você tem uma doença sistêmica relacionada à doença na mão causada pelo frio.

Tratamento

O tratamento da doença na mão causada pelo frio pode incluir:

  • Introdução de medidas que são úteis para o fluxo sanguíneo adequado das mãos, como:
    • Higiene adequadas das mãos e cuidados com a pele
    • Utilização de equipamento adequado para proteção das mãos do calor
    • Regulação adequada da temperatura do ambiente
    • Parar de fumar
  • Medicamentos
  • Injeção de corticoide
  • Cirurgia

Consulte o seu cirurgião da mão para ajudá-lo a decidir a melhor conduta a ser tomada.


Translation:
Jorge Raduan Neto, MD. CollaboratorofHand Surgery Unit. Escola Paulista de Medicina
Carlos Henrique Fernandes, MD. International Member of American Society for Surgery of the Hand. Affiliated Professor and Chief of Discipline Hand and Upper Extremity Surgery - Escola Paulista de Medicina

Figure 1
Artéria radial e artéria ulnar
Figure 2
Cianose na mão
Figure 3
Necrose na ponta do dedo
Find a hand surgeon near you
Using this search tool means you agree to the user agreement and disclaimer.