Mãos Dormentes - Numb Hands

Apesar da síndrome do túnel do carpo ser uma condição comumente associada a dormência nas mãos, não é a única causa. Outras causas potenciais são listadas abaixo.

Neuroparia Compressiva

Além da dormência, neuropatias compressivas podem causar fraqueza nos músculos. Neuropatia compressiva é resultado da compressão de um nervo (Figura 1). A compressão pode ser causada por um trauma, anomalias musculares, vasos sanguíneos anômalos, cistos sinoviais, etc. Tipos incluem:

  • Compressão do nervo ulnar no punho: isso causa dormência e formigamento no dedo mínimo, parte do anelar e na palma do lado do dedo mínimo
  • Compressão do nervo ulnar no cotovelo: isso causa não apenas a dormência descrita acima como também dormência no dorso da mão do lado do dedo mínimo
  • Pressão no nervo radial no antebraço ou acima do punho: isso pode causar dormência no dorso do polegar, indicador e o espaço entre esses dedos
  • Compressão do nervo mediano no cotovelo: isso pode causar dormência não apenas na mesma área da síndrome do túnel do carpo, mas também na palma e na base do polega
  • Compressão de nervos no pescoço (Figuras 2-3): isso pode ser causado por artrite, doenças, infecções, tumores, anormalidades de vasos sanguíneos e outras condições da medula espinal. Além da dormência, sintomas incluem fraqueza muscular e reflexos diminuídos no braço e antebraço ou até nas pernas.

Às vezes, um nervo pode estar comprimido em mais de uma área. Isso é chamado de “dupla compressão”. Cirurgia pode ser necessária para alívio dos sintomas causados por compressão de nervos.

Neuropatia Periférica

Nesta condição, pode ou não haver dor, e a dormência geralmente é constante e de localização difusa. Diabetes, alcoolismo e idade avançada são causas conhecidas comuns de neuropatia. Envenenamento por metais e compostos industriais também são possíveis causas.

Fibromialgia

Milhões de americanos sofrem dessa condição que pode durar anos ou indefinidamente. Pessoas com fibromialgia têm demonstrado maior probabilidade do que outras de desenvolver síndrome do túnel do carpo e podem procurar tratamento cirúrgico, o que pode ajudar apenas se a síndrome do túnel do carpo estiver associada a fibromialgia.

Pessoas com essa condição tem dor persistente, frequentemente em muitas áreas ao redor do corpo, assim como fadiga, dores de cabeça, problemas intestinais, depressão, problemas de sono e outros sintomas generalizados.

Síndrome da Dor Miofascial

Essa é outra condição conhecida por causar dormência na mão. Possui alguns sintomas similares à fibromialgia, especificamente mãos e antebraços dormentes, geralmente com dores. Embora os sintomas possam ser sentidos nas mãos, os músculos que causam o problema geralmente são aqueles da região do pescoço e do ombro. Os sintomas são geralmente rigidez e podem estar associados a dores de cabeça frequentes.

Não existe cirurgia nas mãos que corrija ou melhore os sintomas dessa condição.

Medicações

Algumas medicações, como drogas de tratamento de câncer, são conhecidas por causar dormência e formigamento nas mãos. Alguns destes causam dormência temporária que desaparece após a conclusão do tratamento de quimioterapia. Outros podem causar dormência permanente.

Outras Causas

Outras causas de mãos dormentes incluem:

  • Deficiências nutricionais, como deficiência de vitamina B1
  • Esclerose múltipla
  • Derrames cerebrais
  • Distúrbios do cérebro e da medula espinal

Tratamento

O padrão e distribuição dos sintomas podem ajudar a determinar se a causa é compressão sobre um nervo, uma doença, medicações, nutricional ou outra condição. Dependendo da causa suspeita, outros exames como raio-x, ressonância magnética, teste de nervo (como eletroneuromiografia), exames de sangue ou punção lombar podem ser usados para ajudar a confirmar o diagnóstico. Recomendações específicas de tratamento podem ser feitas pelo seu especialista. Você também pode ser encaminhado a outros especialistas, como neurologista, reumatologista, especialista de controle de dor, entre outros.

Figure 1
Distribuição sensitiva dos nervos
Figure 2
Distribuição das raízes cervicais
Figure 3
Inter-conexões dos nervos que se originam no pescoço
Find a hand surgeon near you
Using this search tool means you agree to the user agreement and disclaimer.