Lesão do Plexo Braquial - Brachial Plexus Injury

O plexo braquial é um grupo de nervos que começa na medula espinhal no região do pescoço e desce pelo braço (veja a Figura 1). Esses nervos controlam os músculos do ombro, cotovelo, punho e mão, além de proporcionar a sensibilidade do membro superior. Alguns traumas do plexo braquial são menos grave e se recuperam completamente em algumas semanas. Outras lesões são graves o suficiente para causar alguma incapacidade permanente no braço afetado.

Causas

Os nervos do plexo braquial podem ser danificados por estiramento, compressão ou corte. O estiramento pode ocorrer quando a cabeça e o pescoço são forçados para longe do ombro, como durante uma queda de motocicleta ou acidente de carro. Se for grave o suficiente, os nervos podem rasgar a medula espinhal no pescoço. A pressão pode ocorrer a partir do esmagamento do plexo braquial entre a clavícula e a primeira costela, o que pode acontecer durante uma fratura ou luxação. Inchaço nesta área de sangramento excessivo ou tecidos moles feridos também pode causar uma lesão do plexo braquial.

Sinais e Sintomas

As lesões nervosas podem interromper os sinais de e para o cérebro, impedindo que os músculos do braço e da mão funcionem adequadamente além de causar perda de sensibilidade na área.

Tratamento

Muitas lesões adultas do plexo braquial não se recuperam sozinhas, e a avaliação precoce por médicos com experiência no tratamento desses problemas é essencial. Algumas lesões do plexo braquial podem recuperar-se com o tempo e fisioterapia. O tempo para recuperação pode ser de semanas ou meses. Quando é improvável que uma lesão melhore, várias técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para melhorar a recuperação.
Para ajudar a decidir quais lesões provavelmente se recuperarão, seu médico fará vários exames do braço e da mão para verificar a força dos músculos e a presença de sensibilidade em diferentes áreas. Testes adicionais, como uma ressonância magnética ou tomografia computadorizada (mielografia), podem ser usados para visualizar o plexo braquial. Um Estudo da Condução dos Nervos (Eletroneuromiografia), teste que mede a atividade elétrica transmitida pelos nervos e músculos, também pode ser realizado.
Em alguns casos, quando a recuperação nervosa não acontece, uma cirurgia de transferência de tendão pode ser realizada.

Recuperação

O paciente deve tomar varias medidas para manter a atividade muscular e evitar que as articulações fiquem rígidas. Seu médico pode recomendar fisioterapia para mantê-las flexíveis. Se as articulações ficarem rígidas, elas não se moverão mesmo depois que os músculos voltarem a funcionar, como uma dobradiça que tenha enferrujado.

Quando um nervo sensitivo é lesado, o paciente deve ser extremamente cuidadoso para não queimar ou cortar os dedos enquanto não houver sensação na área afetada. Durante a recuperação do nervo, o cérebro pode não interpretar adequadamente os novos sinais nervosos, e um procedimento chamado reeducação sensorial pode ser necessário para otimizar o controle muscular e a sensação nas mãos ou nos dedos. Seu médico irá recomendar a terapia apropriada com base na natureza de sua lesão.

Fatores que podem afetar os resultados após uma lesão do plexo braquial incluem a idade do paciente, o tipo, gravidade e localização da lesão. Embora as lesões do plexo braquial resultem em sequelas permanentes para o paciente, o cuidado de um cirurgião de mão e a terapia adequada podem maximizar a função.

Translation:
Gustavo Figueiredo MD. Collaborator of Hand Surgery Unit - Escola Paulista de Medicina
Carlos Henrique Fernandes, MD. International Member of American Society for Surgery of the Hand. Affiliated Professor and Chief of Discipline Hand and Upper Extremity Surgery - Escola Paulista de Medicina

Figure 1
O plexo braquial é uma rede de nervos entre o pescoço e o ombro. Seus ramos formam os nervos que vão para o braço, antebraço e mão.
Find a hand surgeon near you
Using this search tool means you agree to the user agreement and disclaimer.