Tumores da Mão e do Punho - Hand and Wrist Tumors

Qualquer nódulo ou inchaço anormal na mão ou no punho é considerado um tumor. O termo “tumor” não significa necessariamente que seja maligno ou um câncer. De fato, a maioria dos tumores de mão e punho é benigna (não é câncer).

Os tumores podem ocorrer na pele, como um sinal ou uma verruga, ou sob a pele nos tecidos moles ou até mesmo no osso. Como existem muitos tipos de tecidos na mão (por exemplo, pele, gordura, ligamentos, tendões, nervos, vasos sanguíneos, ossos, etc.), existem muitos tipos de tumores que podem ocorrer. Apenas alguns deles são vistos frequentemente.

Tipos de tumores de mão e do punho

  • Cistos sinoviais ou gânglions (Figura 1): Este é o tumor mais comum na mão e punho. Os cistos são vistos com frequência no punho, mas podem ocorrer na base dos dedos ou ao redor das articulações dos dedos. O cisto é normalmente preenchido com líquido, e pode ter consistência firme. Existem várias opções de tratamento para um cisto, incluindo observação (não fazer nada), aspiração (perfurar com uma agulha) ou removê-lo cirurgicamente. Saiba mais sobre os cistos gangliônicos.
  • Tumor de células gigantes da bainha do tendão (Figura 2): Este é o segundo tumor de mão mais comum. Ao contrário do cisto sinovial cheio de líquido, esses tumores são sólidos. Eles são benignos (não cancerígenos) e de crescimento lento.
  • Cisto de inclusão epidérmica (Figura 3): Este tumor é benigno e se forma logo abaixo da pele, onde ocorreu um corte ou perfuração. O cisto é preenchido com queratina, um material macio e ceroso.

Existem outros tipos menos comuns de tumores vistos na mão, incluindo lipomas (tumores gordurosos), neuromas (tumores dos nervos), tumores da bainha nervosa, fibromas, tumores glômicos, entre outros. Quase todos são benignos.

Outras causas de nódulos

Corpos estranhos, como uma lasca, podem causar reações que formam saliências na mão. A doença de Dupuytren pode apresentar nódulos firmes na mão, que muitas vezes são confundidos com tumores (Figura 4). O crescimento de vasos sanguíneos também pode ser confundido com tumores.

Diagnóstico dos Tumores da Mão e do Punho

O exame físico e a revisão de seu histórico médico por um cirurgião da mão pode ajudar a determinar o tipo do tumor. Raios-X podem ajudar na avaliação dos ossos, articulações e até dos tecidos moles. Outros estudos, como ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou tomografias ósseas, podem ser feitos para ajudar a definir o diagnóstico. A biópsia por agulha ou biópsia incisional (corte de uma pequena amostra do tumor) são usados quando o cirurgião quer confirmar o diagnóstico antes de recomendar o tratamento.

Figure 1
Um cisto gangliônico
Figure 2
Tumor de células gigantes da bainha do tendão do polegar
Figure 3
Cisto de inclusão epidérmica no dedo
Figure 4
Doença de Dupuytren na palma da mão
Find a hand surgeon near you
Using this search tool means you agree to the user agreement and disclaimer.