Síndrome do túnel cubital - Cubital Tunnel Syndrome

A síndrome do túnel cubital é uma doença que envolve a compressão ou o estiramento do nervo ulnar, o que pode causar dormência ou formigamento nos dedos anelar e mínimo, dor no antebraço e fraqueza na mão. O nervo ulnar (Figura 1) passa por um sulco no lado interno do cotovelo.

Causas

Existem diversas causas deste problema do nervo ulnar. São elas:

  • Compressão: O nervo tem pouca cobertura sobre ele. A pressão direta (apoiar o cotovelo no braço de uma cadeira) pode pressionar o nervo, fazendo com que o braço e a mão "adormeçam" - principalmente nos dedos anelar e mínimo.
  • Estiramento: manter o cotovelo fletido durante muito tempo estica o nervo por trás do cotovelo. Isso pode acontecer durante o sono.
  • Anatomia: Às vezes, o nervo ulnar não fica em seu lugar e salta de um lado a outro através de uma proeminência óssea quando o cotovelo é movido. O ressalto repetido pode irritar o nervo. Os tecidos moles sobre o nervo podem ficar mais espessos ou pode haver um músculo "extra" sobre o nervo, dificultando que ele funcione corretamente.

Sinais e Sintomas

A síndrome do túnel cubital pode causar dor, perda da sensibilidade, formigamento e/ou fraqueza. "Pontadas" geralmente são sentidas nos dedos anelar e mínimo. Estes sintomas são sentidos quando o cotovelo está dobrado durante um longo período de tempo, como por exemplo, quando se segura um telefone ou durante o sono. Algumas pessoas sentem-se fracas ou sem destreza.

Diagnóstico

Seu médico pode descobrir muito apenas perguntando sobre seus sintomas e examinando você. Ele poderá pesquisar outros problemas médicos como diabetes ou doença da tireóide. Às vezes, testes dos nervos (eletroneuromiografia) podem ser necessários para ver o quanto o nervo e o músculo estão sendo afetados. Este teste também verifica outros problemas, como a compressão do nervo no pescoço, que pode causar sintomas semelhantes.

Tratamento

O tratamento inicial é evitar as atividades que provocam os sintomas. Enrolar levemente um travesseiro ou uma toalha ao redor do cotovelo, ou mesmo usar uma tala à noite, ajuda a evitar que o cotovelo dobre. O terapeuta da mão pode ajudá-lo a encontrar maneiras de evitar a compressão do nervo.

A cirurgia pode ser necessária para aliviar a compressão do nervo. Isso significa a liberação do nervo, transferir o nervo para a frente do cotovelo e/ou remover uma parte do osso. O seu cirurgião irá falar com você sobre as opções.

A terapia às vezes é necessária após a cirurgia, e o tempo que leva para recuperar pode variar. A dormência e o formigamento podem melhorar rapidamente ou lentamente, dependendo de cada caso. Pode levar vários meses para a recuperação após a cirurgia. Os sintomas do túnel cubital às vezes não desaparecem totalmente após o tratamento, especialmente se os sintomas forem graves.

Figure 1
Nervo ulnar na articulação do cotovelo (lado interno do cotovelo)
Find a hand surgeon near you
Using this search tool means you agree to the user agreement and disclaimer.