Fraturas do escafóide - Scaphoid Fracture

O escafóide é um dos oito pequenos ossos que fazem parte dos “ossos carpais” do punho. Ele conecta duas fileiras desses ossos – a fileira proximal (mais próxima do antebraço) e a fileira distal (mais próxima à mão). Esta conexão coloca o escafóide em risco extra para lesões (Figura 1).

Causas

Uma fratura do escafóide geralmente ocorre devido a uma queda com a mão espalmada.

Sinais e Sintomas

Dor (com ou sem inchaço ou contusão no “lado do polegar” do punho) pode ser relatado dias após a queda. Pelo fato de não ocorrer deformidade visível e nenhuma dificuldade para movimentação, muitas pessoas com essa lesão pensam que ocorreu uma “entorse” do punho. Infelizmente, atraso no tratamento pode causar problemas. Visite um cirurgião de mão o quanto antes se você pensa que pode ter fraturado seu punho.

Diagnóstico

Fraturas do escafóide são geralmente diagnosticadas por uma radiografia do punho; entretanto, uma radiografia nem sempre mostra uma fratura do escafóide. Uma quebra no osso que não pode ser vista na radiografia ainda é chamada de fratura “oculta”. Se você tem dor diretamente sobre o osso escafóide (que é localizado no buraco do lado do polegar do punho como mostrado na figura 2), seu cuidador de saúde pode recomendar o uso de uma tala para segurança. Se a dor persistir, um seguimento com exame clínico e radiografia por uma semana ou duas pode ser usado para o diagnóstico.

Uma tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem também ser usados para diagnóstico da fratura.

Tratamento

Se a fratura é sem desvio (o osso não se moveu para fora do seu lugar no local da fratura), isso geralmente pode ser tratado com sucesso com um gesso. Apesar da fratura poder se curar em um tempo tão pequeno quanto 6 semanas, ela pode levar mais tempo em alguns pacientes.

Se a fratura está em uma certa parte do osso ou se a fratura está toda desviada (o fim do osso se curvou), cirurgia pode ser a melhor opção. Ela pode incluir a inserção de um parafuso ou pinos (Figura 3).

Figure 1
As duas fileiras dos ossos do punho
Figure 2
Localização do osso escafóide
Figure 3
Onde o parafuso ou pinos podem ser posicionados na cirurgia
Find a hand surgeon near you
Using this search tool means you agree to the user agreement and disclaimer.