Cistos Sinoviais ou Gânglions (Ganglion Cysts)

DESCRIPTION

Os cistos ou gânglions são nódulos muito comuns na mão e punho que ocorrem adjacentes às juntas e tendões. Os locais mais comuns são a parte dorsal do punho (veja a Figura 1), a base do dedo na palma e ao redor do dorso da articulação da ponta do dedo (veja a Figura 2). O cisto se assemelha a um balão de água em uma haste (ver Figura 3) e é preenchido com fluido ou gel transparente.

Causas

A causa dos cistos é desconhecida, embora possam ocorrer na presença de atrito das articulações ou dos tendões por alterações mecânicas. Eles ocorrem em pacientes de todas as idades.

Os cistos podem mudar de tamanho ou mesmo desaparecerem completamente, e eles podem ou não ser dolorosos. Não são cancerígenos e não se espalharão para outras áreas, apesar de algumas pessoas terem cistos em vários locais.

Diagnóstico

O diagnóstico geralmente é baseado na localização do nódulo e na sua aparência. Eles geralmente são ovais ou redondos e podem ser macios ou firmes. Os cistos palmares na base do dedo são muito firmes, como nódulos do tamanho de uma ervilha que são sentidos à pressão, como quando se agarra um objeto. A luz passa através desses nódulos (translucência), e isso ajuda no diagnóstico. O médico pode solicitar raios-X para procurar alterações nas articulações adjacentes. Os cistos na artrose da articulação distal do dedo têm um esporão ósseo associado, a pele subjacente torna-se fina, e pode ocorrer um sulco longitudinal na unha.

Tratamento

O tratamento muitas vezes não é cirúrgico. Na maioria dos casos, os cistos são simplesmente observados, principalmente se não são dolorosos, pois frequentemente desaparecem espontaneamente. Estão disponíveis vários tratamentos se o cisto for doloroso, limitar as atividades ou se for, de alguma forma, intolerável. O uso de tala e medicação anti-inflamatória pode ser prescrito para diminuir a dor associada às atividades. Pode-se remover o líquido e descomprimir o cisto através de uma aspiração. Isso requer colocar uma agulha no cisto, o que pode ser feito no consultório. A aspiração é um procedimento muito simples, mas a recidiva do cisto é comum. Se as opções não cirúrgicas não aliviarem os sintomas ou se o cisto voltar, alternativas cirúrgicas estão disponíveis. A cirurgia envolve a remoção do cisto juntamente com uma porção da cápsula articular ou bainha do tendão (ver Figura 3). No caso de cistos sinoviais do punho, tanto as técnicas tradicionais abertas como as artroscópicas produzem bons resultados. O tratamento cirúrgico geralmente é bem sucedido, embora os cistos possam voltar. Se houver alguma dúvida sobre o diagnóstico, a biópsia excisional com exame histopatológico definirá o que é a massa. O cirurgião da mão discutirá as melhores opções de tratamento para você.

 

Encontre um cirurgião de mão perto de você

 

© 2018 American Society for Surgery of the Hand

Traduzido por Dr. Gabriel de Araújo

Videos

Figures

PDF

Related Conditions